EXERCÍCIOS DE PRESENÇA
ZEBRA5 JOGO E ARTE
EXPOSIÇÃO
"Campos de Preposições é um convite aos encontros.
O projeto dispõe-se de modo aberto, afetivo e provocador nas áreas de convivência do Sesc Ipiranga. ENTRE vizinhanças próximas e distantes, COM o Parque da Independência e o Museu Paulista, Heliópolis, antigos palacetes, resquícios do bairro industrial-operário, condomínios residenciais recentes, outras partes de São Paulo, de Brasília e de Londres. Se na linguagem verbal as preposições exprimem as relações (e descrevem os modos de existência e as fluências do tempo), Campos de Preposições propõe-se imaginar e vivenciar os espaços, as narrativas em jogo, os corpos, as vozes e os ritmos nessa multiplicidade – ENTRE/ COM/ ANTE/ DESDE... públicos diversos, forças, artistas, educadores, potências, instituições, e assim por diante."
O GRUPO INTEIRO
CONCEITO
Como proposta de ação mediativa para o projeto artístico: Campos de Preposições, o coletivo Zebra5 pretende explorar ações de convivência como Exercícios de mediação. Situações de escuta e de interferência nos espaços do Sesc, ativam, ressignificam e tentam ampliar
espaços de encontro, troca e reflexão, abrindo espaços para novas percepções e possibilidades.
As ações giram em torno dos seguintes eixos:
1. ESCUTA: O mediador está integralmente presente para escutar o público e seu olhar sobre convivência. Da mesma maneira, estimula nos frequentadores esta percepção, de modo a reconstruir seu olhar sobre aquele espaço e as pessoas ali presentes.
2. JOGOS: Ampliam diferentes âmbitos de “Preposições”: situações simples fomentam encontros improváveis ou movimentos coletivos a partir de jogos de convivência, de criação coletiva e jogos poéticos, suspensão e escuta ou argumentação que reproduzem a dinâmica da plenária do Senado Federal
3. CONVERSA: Ações em torno do ato de conversar. Tão cara à mediação, é revisitada em situações improváveis ou encontros que desafiam a negociação e a convivência. Emergência de conflito, convergências, percepções e trocas de saberes podem acontecer em formatos diversos.
4. PALAVRA: Ações que incluem o texto como ponto de partida para a convivência e ampliação de debates. Seja na forma da escrita como ação ou na de leituras públicas, para um ou para muitos, apropriações da plenária com trechos de textos produzidos com, por ou a partir dos frequentadores, às vezes com formato ficcional. Alguns textos podem surgir da transcrição direta de diálogos (gravados). O texto escrito é elemento disparador de gestos e sensibilidades nas relações entre pessoas e ambientes.
_a escuta como desenho do espaço
_cantoria
_companhia Meraki
_em busca de um discurso diverso
_exercícios de mediação autônoma
_exercícios de presença_respiração
_jornal Deuzebra
_memórias fantasiadas de presente
_narrativas relativas
_o educador está
_objetos entre conversas: encontro
_pequenas intervenções: bexiga com preposições
_pequenas intervenções: jornal
_performance: mascarado
_performance: the imbecil
_relatos públicos
_seu corpo mandou
Veja aqui os desenhos produzidos em conjunto ou pelo público, os relatos coletados nas vivências que envolvem narrativas, resultados de ações que envolveram votações.
Veja também os VÍDEOS das ações, que são resgistros autorais feitos pelos próprios educadores-autores das propostas.
EQUIPE
Concepção da ação educativa
ZEBRA5 JOGO E ARTE
Educadores_Zebra5
ALBERTO TEMBO | AUBER BETTINELLI | CAROLINA VELASQUEZ | CHRISTIANE COUTINHO | STELLA RAMOS | THELMA LÖBEL
Educadores_convidados
BIANCA ZECHINATO | JOCARLA GOMES | TIAGO LUZ
Imagens e conteúdo do site
ZEBRA5 E EDUCADORES CONVIDADOS
Projeto gráfico
CHRISTIANE COUTINHO
Produção educativa
CHRISTIANE COUTINHO | EVELISE COUTINHO
Exposição
O GRUPO INTEIRO
Realização
SESC IPIRANGA